O Efeito Escondido das Redes Sociais!

junho 17, 2018
As redes sociais foram um desenvolvimento tecnológico incrível. Aumentaram o que é a capacidade de comunicação da humanidade, surgindo novas oportunidades que anteriormente dificilmente estariam acessíveis ao comum dos mortais.

Há cerca de 2 semanas acabei de ler um livro muito interessante "The Sutle Art of Not Giving a Fuc*" de Mark Manson e no livro o autor explicava que as redes sociais criam uma pressão bastante negativa nas nossas vidas. Passo a explicar... nos nossos perfis sociais, sentimos a necessidade de criar a nossa vida perfeita. Apenas colocamos fotografias no Instagram quando estamos bonitos, criamos instastories dos nossos momentos especiais. No Facebook partilhamos artigos interessantes e vídeos de feitos incríveis. No LinkedIn partilhamos os grandes sucessos da nossa vida. Para dar o toque final no Twitter partilhamos os nossos pensamentos diários. Está assim criada a ilusão da vida perfeita.

Temos também empresas que com as suas ferramentas de marketing procuram definir um padrão de sucesso, altamente baseado em futilidades e em externalidades. Padrões estes que muitas vezes são altamente irrealistas e que apenas servem para tornar-nos insatisfeitos com o nosso estilo de vida. Porque apenas vamos ser felizes quando comprarmos um Porsche não é?

Com tanta perfeição à nossa volta começamos a fazer a seguinte pergunta: "Porque é que eu não consigo ter também uma vida perfeita?" E aí começamos a querer ocupar os nossos dias com todo o tipo de atividades, começamos a planear aquela viagem de sonho ao Nepal onde vamos nos "redescobrir" e conviver com os jovens budistas, começamos a planear comprar uma casa em Cascais etc.

Isto para mim é tudo treta. Não precisamos que todos os dias da nossa vida sejam lendários... existem também dias maus, dias normais. A felicidade reside na construção de uma personalidade assente em valores íntegros, reside num constante processo de melhoria e perseguição de objetivos, a felicidade é um estado de espírito, a fonte da felicidade é interna não externa! Enquanto basearmos a nossa felicidade em externalidades nunca seremos felizes porque existirá sempre um melhor carro, existirá sempre um emprego melhor, existirá sempre uma casa maior, existirá sempre uma mulher/um homem mais bonito etc.

Conclusão:
O teu valor não é medido pela casa onde vives, pelas viagens que fizeste,  pelo carro que conduzes ou pela beleza da tua(eu) namorada(o). Não existe uma medida correta de valor, tu és valioso apenas pelo facto de existires! A vida é como um jardim que por mais bonito e cuidado que seja terá sempre algumas ervas daninhas, contudo apenas gostamos de mostrar as bonitas flores deste jardim e preferimos esconder estas ervas daninhas, mas acreditem elas existem. Encontrem o vosso caminho, lutem pelos vossos objetivos, sejam pessoas melhores!

Gostaria imenso de saber a vossa opinião sobre este tema! Por isso não se esqueçam de comentar o post!

Retirado de: https://sproutsocial.com/insights/social-media-ideas/



2 comentários:

  1. Na minha perspectiva,isso de alguém ser valioso só por existir não é ajustado à realidade. A verdade crua e nua é que se alguém quer ser bem sucedido não se pode pôr a pensar que é Deus na terra, com humildade a pessoa terá de aceitar o facto inerente ao mundo real onde vivemos: se queres ser bem sucedido e se te queres destacar tens de trabalhar para caraças! Tens de dar tudo de ti, aceitar que existem pessoas mais especiais que tu, e se forem um modelo a seguir, aprendes com elas.
    Acredito que as pessoas passam demasiado tempo a filosofar e a acharem-se especiais quando deveriam era estar a desenvolver ( nao só elas próprias mas também os objetivos) para se tornarem especiais. Deveria existir menos conversa e mais ação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Ação é a mãe do sucesso sem dúvida! Nada na vida que valha a pena é obtida sem esforço, até porque se assim não for não iríamos valorizar os nossos sucesso. Como disse no post anterior, devemos ser humildes o suficiente para querer aprender com as pessoas melhor sucedidas na área onde queremos especializar-nos. Mais importante ainda, devemos criar rotinas que permitam-nos desenvolver enquanto pessoas e os resultados que queremos obter serão uma consequência lógica!
      Muito obrigado pelo feedback!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.