O Sucesso Deixa Pistas!

junho 16, 2018
A modelação é uma das melhores formas de aprendizagem. Quando somos crianças somos uma folha em branco, aprendemos imitando os nossos pais, contudo ao longo da nossa vida um bocado por arrogância deixamos de achar que é necessário continuar a aprender com pessoas com mais conhecimento e melhor preparadas que nós.

A melhor forma de tornarmo-nos especialistas em algo é aprendendo diretamente com pessoas extremamente bem sucedidas na área. Contudo, arranjar um mentor não é uma tarefa fácil. Na grande maioria das vezes os especialistas com quem queremos aprender não são pessoas facilmente acessíveis.

Contudo muitas destas pessoas extremamente bem sucedidas escrevem livros, têm um canal no youtube, têm um blogue etc. Através deste tipo de conteúdos, podemos aprender com os erros destes especialistas, sem ter que os cometer.

Grande parte do meu crescimento pessoal deve-se à modelação que fiz dos meus mentores. Não tendo acesso a eles pessoalmente, comecei a ler os seus livros, a ouvir os seus podcasts, a ver os seus vídeos no youtube e a acompanhá-los nas redes sociais. No início, foi difícil encontrar bons mentores, os temas que queria aprender eram-me completamente desconhecidos. Mas à medida, que fui lendo obras, fui descobrindo por referência desses livros outros grandes autores e a partir daí nunca mais tive dificuldade em arranjar role models.

Planeamos o futuro tendo por base o que é o nosso presente e essa é uma grande falácia. Esquecemo-nos que a curva do conhecimento é exponencial. Ao início pouco sabemos, mas à medida que vamos aprendendo o nosso conhecimento vai-se multiplicando até que nos tornamos especialistas quase sem nos apercebermos.

Conclusão:
Nós jovens temos cada vez menos hábitos de leitura e o único sítio onde aprendemos é o ensino formal. Com este tipo de atitude existe uma quantidade enorme de potencial a ser desperdiçado, passar horas a fofocar nas redes sociais em nada vai melhorar a tua vida... Por favor não se esqueçam que tudo o que não cresce morre, procurem educar-se, a leitura é fundamental para uma vida bem sucedida!

Imagem retirade de: https://www.kwiklearningonline.com/store/P2dS7Cwq

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.