Para Quem Vai Entrar na Faculdade!

setembro 10, 2017
Queria dar os meus parabéns a todos os colocados no ensino superior! Para quem não conseguiu entrar, há que não desistir e continuar a lutar pelos vossos objetivos académicos, não é nenhum drama ficar mais um ano no secundário e até tem os seus pontos positivos como entrar na faculdade sendo uma pessoa mais madura e preparada para a grande mudança que é a faculdade.

Para quem vai entrar este ano na faculdade avizinham-se grandes mudanças, especialmente se fores viver sozinho. Vais deixar de ser um adolescente e tornar-te-ás num homem/mulher. Vais deixar de ter aquela companhia quando chegas a casa, vais deixar de ter aquele "boa noite" antes de ires dormir. Irás chegar a casa cansado da faculdade e ainda vais deparar-te com tarefas como fazer o jantar e lavar a loiça, que muito provavelmente não tinhas de fazer quando moravas com os teus pais. Terás a responsabilidade de limpar o teu quarto e a tua casa, para além do mais terás de saber coexistir com colegas de casa e saber conviver em harmonia com estes.

Para quem vier estudar para Lisboa aposto que muitos de vós estão ansiosos por descobrir como será viver na capital. Há cerca de um ano atrás, eu também me perguntava o mesmo. Pessoalmente, não gostei muito de viver em Lisboa, com o passar do tempo fui-me habituando, mas continuo a preferir a calma de uma cidade mais pequena como por exemplo Torres Vedras. Acho o estilo de vida lisboeta altamente stressante e cansativo e este estilo de vida é altamente contagioso, muitas vezes andava como se tivesse toda a pressa do Mundo, como se tivesse atrasado para o compromisso mais importante da minha vida, quando na realidade tinha todo o tempo do Mundo, apenas me tinha deixado afetar pelo stress que esta cidade gigante emana.

Muitos de vós que pouco stress sentiram ao longo das vossas vidas, vão começa-lo a sentir com bastante frequência. Quer seja por estares sozinho e sentires falta da companhia da tua família, quer seja por não teres estudado o suficiente para aquela frequência importante. Para muitas pessoas que frequentaram o ensino público, vão sentir pela primeira vez a pressão de ter os vossos pais a investirem na vossa educação, vão sentir a responsabilidade de os vossos pais fazerem sacrifícios para vocês poderem estudar. Más notas já não significam apenas perder um ano das vossas vidas, significam também perder cerca de 3000€ em propinas e habitação e acreditem que ter esta responsabilidade em cima dos ombros não é nada fácil de gerir.

E eu sei do que falo, pois esta responsabilidade (entre outras coisas), fez-me desenvolver um estilo de vida desequilibrado e muito pouco saudável. A minha alimentação era muito pouco saudável e o exercício físico inexistente e como consequência ganhei 10 kgs. Tendo o meu corpo desequilibrado, não faltou pouco para que a minha mente também se ressentisse e começasse a ficar cada vez mais stressado e ansioso com o futuro. Não podem cair no mesmo erro que eu! 

Estudem 1/2 horas por dia, mas não vivam obcecados com a faculdade. Não deixem de ler bons livros, praticar exercício físico, passar tempo com os amigos, passar tempo com a namorada/o, passar tempo com a família etc. A faculdade acima de tudo ensina-nos a gerir o nosso tempo, que é uma das competências mais importantes que vamos aprender ao longo da nossa vida. O segredo para ser bem sucedido na faculdade é o EQUÍLIBRIO. Ter um estilo de vida saudável e saber separar os momentos de diversão dos momentos de estudo.

Vão ficar nervosos quando andarem pela primeira vez de transportes públicos em Lisboa, especialmente de autocarro, o Google Maps poderá ser uma grande ajuda neste aspeto, foi sem dúvida o meu salvador nos primeiros tempos na capital. 

Vais conhecer novas pessoas. Com algumas serás incompatível, mas sei que farás amizades para toda a vida. Terás cadeiras que adorarás e cadeiras que detestarás. Contudo, todas têm a mesma importância e todas valem os mesmos créditos, por isso há que não descurar aquelas cadeiras mais chatas. Para a grande maioria das pessoas avizinha-se uma grande desilusão, o curso em que entras-te não corresponderá nem a metade das expetativas que crias-te. Contudo, não te preocupes não é o teu curso que não presta, é mesmo o ensino em geral. A generalidade dos cursos são altamente teóricos com cerca de 90% do conhecimento ultrapassado ou que dificilmente virá a ser aplicado à realidade. Contudo, vais ter que passar a todas as cadeiras e com boas notas de forma a apresentares um CV competitivo quando chegares ao mercado de trabalho. Vais ter colegas que sabiamente vão investir tempo em atividades extra faculdade que permitam-lhes desenvolver-se enquanto pessoas. Sentirás necessidade também de investir nesse tipo de atividades, vais sentir que se não o fizeres serás ultrapassado mais tarde na procura de emprego por eles e esta é uma grande verdade, os conhecimentos ensinados na faculdade, não nos preparam para o mercado de trabalho. Devemos procurar aprender sempre coisas extra faculdade. Ser auto-didatas e aprender sozinhos lendo livros e aplicando o conhecimento destes livros à nossa vida.

Por fim e não menos importante vou falar-vos da vida noturna lisboeta. Especialmente para quem não está habituado a sair à noite, quer seja por falta de logística, quer seja por limitações impostas pelos pais, vão sentir-se no paraíso. Lisboa tem uma grande diversidade de entretenimento noturno, há escolhas para todos os gostos. Para quem gosta mais de bares tradicionais e tascas, há o Bairro Alto, Santos e Cais do Sodré, para quem prefere discotecas há o Urban, o Place, o Main, o Lust in Rio etc. e para quem prefere festas universitárias também há bastante oferta (puxando a brasa à minha sardinha, as melhores festas são sem dúvida as do ISCTE), especialmente agora nos meses de setembro e outubro. A diversão noturna faz parte da vida académica e acho muito bem que se divirtam, tal como eu me diverti e ainda vou divertir. Contudo, há que ter noção que a nossa principal responsabilidade é ter boas notas de forma a não desperdiçarmos o dinheiro investido pelos nossos pais na nossa educação.

Poor Conclusion:
A faculdade não é um bicho de 7 cabeças. Apesar de todos as turbulências e obstáculos, o 1º ano de faculdade foi um dos melhores anos da minha vida e foi sem dúvida o ano em que mais me desenvolvi enquanto pessoa. Errei bastante, especialmente no que toca ao meu estilo de vida durante este ano de faculdade, mas consegui recuperar e desenvolver um bom estilo de vida. Espero que não comentam os mesmos erros que cometi e que modelem os bons hábitos que desenvolvi, especialmente a rotina de estudar cerca de 1-2 horas diariamente. Não se esqueçam, o segredo para ser bem sucedido na faculdade é o EQUILÍBRIO. 

Mindset










Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.