2 Grandes Objetivos Alcançados!

setembro 09, 2017
Esta semana tem sido uma excelente semana no que toca aos meus objetivos. Alcancei dois objetivos pelos quais lutava já há algum tempo. Primeiro, consegui mudar de curso, consegui mudar de Marketing para Gestão. Segundo, passei no exame de condução e finalmente tenho a carta.

Com objetivos claramente definidos estes são mais facilmente alcançáveis. Não devemos ter medo de assumir a responsabilidade de ter objetivos. Dois dos principais motivos que fazem com que a generalidade da população não defina objetivos são o medo de falhar e o medo de não ser aceite. Contudo estes medos são irracionais, primeiro porque na vida não existem realmente falhanços. Só falhamos se não arriscarmos, só falhamos se não definirmos objetivos e não utilizarmos o nosso potencial. Os chamados falhanços são nada mais do que uma oportunidade de aprendizagem. Ao falharmos, estaremos em condições de voltar a tentar, só que desta vez com mais conhecimento, aumentando a probabilidade de sucesso. Segundo, não devemos fazer com que a opinião dos outros afete de forma negativa a nossa vida. Antes de conseguir inventar a lâmpada incandescente, Thomas Edison falhou 14000 vezes até conseguir criar o modelo perfeito. Walt Disney ficou falido 7 vezes e até teve um esgotamento nervoso antes de alcançar o sucesso. Apesar destas figuras históricas terem falhado, são amplamente admiradas.

Não definir objetivos nem explorar o nosso talento é equivalente a deixar a vida inteira passar ao nosso lado. Poderá haver quem diga que o mais seguro é não arriscar e "ir sobrevivendo". Contudo é mais arriscado deixar um avião no aeroporto sem voar, pois irá ganhar ferrugem. É mais arriscado deixar um barco no porto sem navegar, pois este irá se deteriorar. Nós somos como o avião e o barco, necessitamos de ter objetivos para sermos felizes, necessitamos de um propósito de vida. Não há que ter receio de arriscar, "Success is the continuous journey towards the achievement of predetermined, worthwhile goals"- Tom Hopkins. 

Quando as nossas metas são alcançadas, há que investir algum tempo na definição de novos objetivos. Devemos investir na nossa redescoberta. Os meus objetivos estão constantemente a evoluir e quando alcanço um objetivo, trato de definir logo outro, muitas vezes a evolução do objetivo anterior. Acredito que não tenho apenas um propósito de vida. Quero desempenhar várias profissões ao longo da minha vida, visitar inúmeros sítios, conhecer novas pessoas etc. O fundamental é estarmos sempre em sintonia com as nossas paixões. Os nossos objetivos devem estar em harmonia com o nosso código de valores e com os nossos sonhos. Os nossos objetivos têm mesmo que ser nossos, não podem ser de outra pessoa.

Se gostaram deste post, partilhem-no pelas redes sociais, é uma grande ajuda para o desenvolvimento do blogue a vossa partilha. Quero vos incentivar a fazerem também sugestões de assuntos que gostavam que eu falasse no blogue. Podem me contactar através das minhas redes sociais, ou até mesmo comentando no post. Um bom fim-de-semana para todos!

Mindset








Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.