Retrospetiva do 1º Ano de Licenciatura!

junho 08, 2017
 Hoje completei um dos objetivos a que me tinha proposto no ano de 2017, acabei o 1º ano de licenciatura, passando a todas as cadeiras. A minha experiência académica até agora tem sido bastante enriquecedora, teve os seus altos e baixos, mas no geral foi uma experiência extremamente positiva. Fiz amizades para a vida, aprendi grandes lições de vida e o mais importante tornei-me numa melhor pessoa do que era quando vim para Lisboa.

Fazendo uma retrospetiva destes cerca de 10 meses cheguei à conclusão do seguinte:

Equilíbrio é fundamental nas nossas vidas e a faculdade é a melhor escola de gestão do tempo pessoal. Os nossos horários diários têm que estar muito bem equilibrados. Eu sempre soube que um dos segredos para o sucesso na faculdade teria que ser o estudo regular, mas também sempre soube que estudar não é tudo na vida. Se eu soubesse que iria morrer daqui a 6 meses, não os passaria com certeza a estudar modelos matemáticos. Sinto-me bastante orgulhoso talvez não tanto por ter completado o meu 1º ano de licenciatura mas sim por ter conseguido equilibrar todas as áreas da minha vida. Neste 1º ano consegui estudar regularmente, passar tempo com os meus amigos, criar um blogue e ainda ler regularmente livros extra-faculdade.

O grande segredo para uma gestão do tempo eficaz é o foco. Temos que estar focados em tudo o que fazemos. Se definimos que vamos estudar 1 hora, não vamos passar 15 minutos no Facebook, não vamos estar constantemente a distrair-nos com o telemóvel e acabar por estudar nem meia hora, NÃO! Se definimos que vamos estudar 1 hora essa hora irá ser uma hora de estudo intensivo sem distrações. Da mesma forma, se definimos que vamos passar 2 horas com os nossos amigos, nessas 2 horas vamos estar focados em divertirmo-nos, não vamos estar com ansiedade ou preocupações sobre o futuro. Da mesma forma que estudo regular é fundamental, também é fundamental viver a vida e sentir que a estamos a viver ao máximo.

Outra grande lição que retirei da minha experiência académica foi que apenas cabe a nós educarmo-nos e aprender cada vez mais. A faculdade é uma das melhores escolas de independência e de autonomia. A vontade de aprender tem que vir de ti, se tu não insistires em aprender mais do que te é ensinado, não consegues ter sucesso académico. Da mesma forma, se pararmos de aprender enquanto trabalhadores a nossa carreira estagnará uma vez que o nosso conhecimento também estagnou. Aprendizagem constante é fundamental para o sucesso em qualquer área da nossa vida.

 Poor Conclusion:
O 1º ano de licenciatura acabou, mais um objetivo concluído. Seguem-se agora novos objetivos a serem conquistados, mas sempre tendo em mente que é fundamental ter uma vida equilibrada e todos os dias obter mais conhecimento.

Mindset


2 comentários:

  1. Devias criar um segmento do blog onde possas pôr livros, artigos que gostes. Acho que para quem te acompanha pode ser interessante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma excelente sugestão João! Tratarei de criar esse segmento o mais breve possível. Tudo de bom para ti!!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.