4 Motivos Pelos Quais a Faculdade não é Suficiente!

janeiro 24, 2018
Passado 1 ano e meio de licenciatura posso afirmar que não estou nem 10% preparado para entrar no mercado de trabalho ou até seguir o caminho do empreendedorismo. É ponto assente que a formação a nível académico não é suficiente e que é necessário complementar com formação pelo empregador e até formação pelo próprio.

Mais do que um método para formação a faculdade tem tido a  tendência de transformar-se cada vez mais numa ferramenta de credibilização e notoriedade. Para muitas pessoas (grupo onde estou incluindo), entrar num curso significa principalmente receber o diploma de licenciado e assim ser "levado mais a sério" do que alguém que apenas fez o ensino obrigatório.

Estas são as principais razões que me fazem crer que o ensino quer académico quer obrigatório deveria ser reformulado:
  • A faculdade não fomenta o pensamento crítico:
Os alunos quer no secundário quer na faculdade são incentivados a decorar conceitos e exercícios para posteriormente os regurgitarem num exame. O Mundo real não funciona assim, para quem quer seguir a via do empreendedorismo é necessário desenvolver uma mente criativa que permita encontrar soluções para os problemas.

Dica para desenvolver uma mente criativa:
A nossa mente é tal como um músculo, quanto mais a treinarmos mais ele se desenvolverá. Escrever 5-10 soluções para um problema (por mais loucas que sejam), selecionar 2-3 das melhores soluções e aplica-las é um exercício excelente para desenvolver a criativade.
  • Muito tempo utilizado a estudar conceitos com pouca aplicação no dia-a-dia
Ninguém me vai poder retribuir todo o tempo investido na faculdade e as potenciais perdas que ter investido cerca de 30-40 horas semanais para a faculdade poderá ter na minha vida. Mas, de uma coisa tenho a certeza se eu estivesse a investir este tempo a aprender certas competências de maior valor acrescentado e a desenvolver projetos pessoais, de momento estaria num sítio muito melhor.
  • O conhecimento apreendido não é prático nem é aplicado posteriormente
Conhecimento sem ação não é nada mais do que um ato de procrastinação. Se não aplicarmos o nosso conhecimento no dia-a-dia eventualmente o nosso cérebro irá esquecer esse conhecimento. Se me perguntarem quanto conhecimento eu retive do meu 1º ano de faculdade, eu diria que seria cerca de 15 a 20% e aprendi certos conceitos há menos de 1 ano.

Na faculdade não aplicas o teu conhecimento, adquires o conhecimento, decoras conceitos, fazes o exame e depois durante uns bons anos nunca mais ouvirás falar deste assunto.
  • Pouca informação sobre finanças pessoais, investimentos, fiscalidade e contabilidade.
Estes assuntos são absolutamente essenciais independentemente do curso. Todas as pessoas, mas todas as pessoas deveriam saber como gerir o seu dinheiro. Não sabendo gerir o seu dinheiro correm o risco de terem que trabalhar até uma idade bastante avançada de forma a suportar o seu estilo de vida.

A faculdade não ensina as pessoas a serem financeiramente independentes. Muitas pessoas após a faculdade até conseguem arranjar bons empregos com bons rendimentos, contudo devido à sua fraca formação a nível de investimentos, contabilidade e fiscalidade acabam por gastar o seu dinheiro em passivos que só geram despesa como por exemplo a casa de habitação, o carro e outros tipos de crédito ao consumo, vivendo assim toda a sua vida presas pelas correntes invisíveis do capitalismo.

Para que casos a faculdade é absolutamente essencial?
Para pessoas que querem exercer uma profissão com bastante especialização como por exemplo engenheiros, advogados, cirurgiões, médicos etc. fará todo o sentido ir à faculdade, por amor de Deus vão para a faculdade!
Contudo, para quem quer seguir caminhos mais ligados ao empreendedorismo, para quem quiser montar a próxima Microsoft/Facebook (ambas criadas por pessoas que desistiram de um curso académico) talvez a faculdade não seja o caminho mais rápido até o sucesso.

Mindset

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.