5 Recursos Pessoais para Aumentar a Produtividade!

junho 07, 2017
Paulo de Vilhena, em O Livro Secreto das Vendas enumera os seguintes recursos pessoais que cada um de nós dispões para aumentar a nossa produtividade:

#O hábito
Estima-se que 95% do que fazemos, fazemo-lo por hábito. Assim sendo, as nossas rotinas condicionam bastante as nossas vidas. Os indivíduos que, em qualquer área da vida, obtêm melhores resultados, são aqueles que conseguem desenvolver hábitos que, de uma forma consistente, vão melhorando a sua performance. Todos as nossas rotinas foram aprendidas e portanto maus hábitos podem ser esquecidos. Mas atenção, para um hábito ser esquecido, este necessita de ser substituído por outro, de preferência positivo claro.

#O conhecimento
Para sermos bem sucedidos em qualquer domínio e termos elevados níveis de produtividade o conhecimento é indispensável. A aprendizagem contínua garante que os nossos níveis de conhecimento se mantêm elevados e que seremos capazes de realizar cada vez mais tarefas e com cada vez maior qualidade. Nunca foi tão fácil aprender como nos dias de hoje, em que temos à nossa disposição todo o tipo de conhecimento imaginável.

#O efeito multiplicador
É um método que consiste em fazer cada vez mais com menos, dividir para multiplicar ou fazer o trabalho uma vez e ser pago para sempre. Um exemplo bastante ilustrativo deste efeito são os livros. Por exemplo um livro de mindset, resulta do conhecimento obtido por uma pessoa ao longo de anos da sua vida, resulta de um investimento de inúmeras horas em aprender novos conceitos. Contudo, a partir do momento em que o livro é publicado o autor não tem que escrever mais para colher os frutos do que foi produzido. Para além do preço de venda do livro o autor irá fazer dinheiro quando for convidado para falar em público, em palestras, conferências etc. Só usando este conceito de multiplicação é que nos conseguimos desdobrar e realizar várias tarefas.

#Foco nos pontos fortes
Devemos identificar as áreas onde somos mais fortes e dedicarmo-nos a melhorar essas áreas até estarmos ao nível dos melhores. É um facto que, quanto mais praticamos certas tarefas, mais competentes seremos na sua execução e tendencialmente mais eficazes na execução das mesmas, esta é a grande explicação para o facto de em determinadas áreas algumas pessoas ganharem mais que as outras.

#Condicionamento de pensamentos
Ação gera mais ação. Quando tomamos ação, começamos a ver o progresso, percebemos a nossa produtividade. Isso faz com que o nosso cérebro produza hormonas que nos dão um sentimento de prazer. Por sua vez este sentimento reforça a nossa motivação. Podemos condicionar os nossos pensamentos diariamente olhando para as coisas de forma positiva. Para isso gosto de fazer um exercício que consiste em perguntar a mim próprio quais os aspetos positivos da situação em que me encontro. Existe uma expressão inglesa que resume bastante bem este modo de pensar: "When life gives you lemons, make lemonade"

Poor Conclusion:
Não exijas muito de ti nos primeiros tempos, coloca objetivos em termos de produtividade a curto prazo e alcançáveis que te motivarão a continuar a melhorar. Vamos imaginar que nos propomos a aumentar a nossa produtividade 1% por semana (Parece um objetivo atingível, não?). Pressupondo que por semana produzes 100 unidades de valor e que um ano tem aproximadamente 52 semanas, no final do ano a tua produtividade será de aproximadamente 167,77 unidades de valor, produzindo assim um aumento de cerca de 67% da produtividade total. O que parecia ser um pequeno objetivo, que iria produzir resultados mínimos acabou por tornar-se num aumento bastante significativo da produtividade.

Mindset





Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.