6 Dicas Para Quem Vai Entrar na Faculdade!

setembro 13, 2017
Muitos alunos vão entrar numa nova fase das suas vidas, a faculdade. Existirão muitas mudanças e o nível de exigência aumentará quer ao nível do estudo que ao nível do arcaboiço mental para lidar com todo o stress associado à vida académica e à vida de uma grande metrópole (como é o caso de Lisboa e Porto). Assim sendo, vou dar 6 dicas neste post para que consigam atingir todos os vossos objetivos académicos e para que possam manter um estilo de vida equilibrado e saudável. É de referir que todas as dicas presentes neste post são resultado da minha experiência pessoal, são resultado de todos os erros que cometi e de tudo o que fiz de correto, são hábitos que resultaram comigo mas que poderão não resultar com vocês, há que adaptar e ver o que funciona com cada um.

#Estudo Diário
Muito do meu sucesso académico deve-se a este hábito. Durante o meu primeiro ano de faculdade criei o hábito de estudar sempre cerca de 1/2 horas diariamente e depois o estudo que fosse necessário durante os fins de semana. Na faculdade a matéria tende a acumular-se com bastante facilidade e se perderes o comboio dificilmente o recuperas. Assim sendo, há que no final de um dia de aulas pegar nos livros e estudar a matéria dada nesse dia. Todos os nossos grandes objetivos, devem ser divididos em objetivos pequenos e mais facilmente alcançáveis e a faculdade não é diferente. 

#Alimentação saudável
Um dos meus maiores erros foi ao nível alimentar. No 1º ano de faculdade tinha uma alimentação muito pouco saudável e muito desequilibrada. Como alimentava mal o meu corpo ganhei 10 kgs, tendo o meu corpo desequilibrado, não faltou muito para a minha mente ficar também desequilibrada. Contudo recuperei e hoje em dia tenho um estilo de vida muito mais saudável. Esta é a minha rotina alimentar (volto a frisar o que funciona comigo poderá não funcionar contigo, há que experimentar e ver o que resulta e o que não resulta), de manhã quando acordo como uma taça de fruta, misturando vários tipos de fruta, a meio da manhã como mais uma peça de fruta, ao almoço como um prato de carne/peixe acompanhado com vegetais, lancho outra taça de fruta e ao jantar como um prato vegetariano, geralmente sopa. Como podem ver esta é uma dieta com poucos açucares e acima de tudo com pouco consumo de carne. Comemos proteína em excesso o que prejudica a nossa saúde, não precisamos nem metade do consumo normal de proteína da dieta mediterrânica. Não recomendo a toda a gente comer apenas fruta ao pequeno almoço, pois esta é a refeição mais importante do dia e necessitamos de ingerir hidratos de carbono nesta refeição, de forma a termos energia suficiente. Contudo, eu sentia-me enjoado e enfartado quando consumia hidratos de carbono ao pequeno almoço, assim sendo adotei uma ideia do livro, O Poder Sem Limites, de Anthony Robbins, que defende que devemos comer uma % de alimentos constituídos principalmente por água (como frutas e legumes), similar à % do nosso corpo constituída por água, ou seja, cerca de 65%. 

#Exercício físico
Outro grande erro meu, foi não fazer exercício físico no meu 1º ano de faculdade. O exercício físico é fundamental não só para manter um corpo saudável e um bom aspeto físico como também para manter uma mente sã e saudável. Para o 2º ano de faculdade já me inscrevi num ginásio e irei fazer exercício físico no mínimo 4 vezes por semana. Pessoalmente, gosto de fazer musculação, porque ajuda a trabalhar a minha postura e a desenvolver a minha auto-imagem. Contudo, é também bastante importante fazer cardio (corrida, jogging etc.) e também meditação.

#Teoria e depois a prática
Sempre gostei de fazer resumos e esquemas para apreender a parte teórica da matéria em estudo e só depois aplicar o conhecimento teórico em exercícios práticos. Este sempre foi o meu método de estudo e até agora tem funcionado muito bem. Contudo existem outros métodos e cada pessoa deve experimentar vários métodos de estudo até sentir que encontrou o método ideal e que produza melhores resultados.

#Bloqueador do feed do facebook
Muitas vezes quer seja a estudar, quer seja a fazer trabalhos de grupo, temos a necessidade de estar a comunicar com outros enquanto fazemos a tarefa principal, sendo que o messenger do facebook costuma ser a ferramenta predileta. Recomendo que instalem uma extensão no vosso navegador que bloqueie o feed do facebook, eu utilizo a extensão News Feed Eradicator for Facebook. Assim, com o feed de notícias bloqueado, não existirão distrações e serás capaz de estar focado na tarefa que estiveres a desempenhar.

#Horário
Com a faculdade aperceber-te-ás que tempo é o teu recurso mais precioso. Assim sendo, deves criar um horário pessoal de forma a poderes aproveitar o tempo da forma mais eficiente possível. O teu horário deve estar dividio em blocos de estudo, blocos de convívio social, blocos de exercício e blocos de relaxamento. Como Tom Hopkins disse, "I must do the most productive thing at every given moment." Por vezes a coisa mais produtiva a se fazer é mesmo relaxar um pouco, recarregar energias, para nos momentos de trabalho sermos produtivos.

Mindset










Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.