A Nossa Mente é a Galinha dos Ovos D'Ouro!

junho 23, 2018
Vim partilhar uma situação que me aconteceu no meu primeiro ano de faculdade e que acredito que vos possa também já ter acontecido. No início do ano estava cheio de energia, os dias passavam a correr. Contudo, a meio do ano comecei a perder energia e motivação e como consequência o meu desempenho piorou. Já sentiram o mesmo não?

Conhecem a história da galinha dos ovos d'ouro?
Era uma vez um agricultor que tinha uma criação de galinhas, um dia uma das suas galinhas começou a pôr ovos de ouro. Ele ficou felicíssimo... finalmente ficaria rico. Nos primeiros tempos o agricultor andava muito entusiasmado com a sua galinha. Contudo, ele queria mais ovos do que a galinha estava a produzir e assim decidiu matá-la, para poder dissecá-la e encontrar mais ovos, mas a galinha não tinha mais ovos e assim o agricultor matou a galinha que lhe poderia tornar uma pessoa financeiramente livre.

Pensem na galinha como a capacidade de produção e os ovos de ouro como o resultado. Imaginem o seguinte caso:
A empresa X comprou uma máquina para produzir compotas. Nos primeiros 5 anos, o gestor da linha de produção, o Dr. António, que era uma pessoa sensata fez a manutenção da máquina como tinha sido aconselhado. O Dr. António foi substituído pelo Dr. Francisco, porque este prometeu ter uma fórmula milagrosa que aumentaria os resultados da empresa em 20%. Com a pressão para obter resultados, ele decidiu saltar as manutenções da máquina. No início, os resultados aumentaram nuns incríveis 30%! Contudo passado dois anos a máquina avariou-se, o reparo foi bastante dispendioso e a máquina esteve parada durante um mês, o que prejudicou bastante os resultados da empresa e posteriormente o Dr. Francisco foi despedido. Esta decisão por parte do Dr. Francisco parece bastante estúpida não? Também acho! Então porque é que cometemos este tipo de erro quase todos os dias?

A nossa mente é a nossa capacidade de produção e a as nossas ações são o nosso resultado. Se não cuidarmos da nossa mente, se não soubermos descansar e recuperar energias, entraremos em "burnout". Uma das melhores formas que encontrei de descansar a minha mente foi através da meditação. Entrei em contacto com o conceito da meditação através de um dos meus mentores, o Tony Robbins e todos os dias ao acordar faço a meditação aconselhada por este:
Sento-me no chão com as costas direitas e as pernas cruzadas durante 1 minuto faço exercícios de respiração para concentrar-me. Posteriormente agradeço todas as coisas positivas que me aconteceram, que me acontecem e que me irão acontecer. No segundo exercício imagino uma luz curadora que ajuda as pessoas que amo a ultrapassarem as suas dificuldades e a viverem uma vida mais feliz. Por fim, o último exercício consiste na visualização dos meus objetivos, imagino um lugar no tempo onde tenha cumprido os objetivos a que me proponho atualmente. Começar o dia a meditar tem muitos benefícios entre os quais:
  • Entrar no dia de forma mais relaxada;
  • Refletir sobre erros e retirar aprendizagens;
  • Criar príncipios orientadores para o sucesso;
  • Estar em sicronia com a vida;
  • E acima de tudo melhorar o teu estado mental, fazendo com que fiques mais feliz.
É muito importante também encontrar momentos para nós próprios, momentos da semana onde possamos desfrutar, uma vez que a vida não são só obrigações. Para mim estes momentos são ir ao ginásio, estar com amigos, estar com a família entre outros.

Conclusão:
A nossa mente é como a galinha dos ovos de ouro. Se queremos que a nossa mente produza bons resultados, não podemos esquecer-mo-nos de fazer de tempo a tempo a sua manutenção. Se exigires demasiado à tua mente e não lhe deres descanso entrarás em "burnout" e esta é uma situação que queremos sem dúvida evitar.

E tu como descansas a tua mente? Que tipo de atividades colocam-te num bom estado mental? Escreve nos comentários as atividades que te permitem recuperar energias a nível mental!

Imagem Retirada de: https://ru.pngtree.com/freepng/vector-creative-brain-puzzles_1239914.html

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.