Recomendação: Pai Rico Pai Pobre!

janeiro 27, 2018
Neste post vou recomendar um livro que todas as pessoas e repito todas as pessoas deviam ler. Aliás ouso em afirmar que as bases deste livro deviam fazer parte do que é o ensino obrigatório.

Pai Rico Pai Pobre, foi escrito por Robert Kiyosaki, empresário, investidor, escritor e palestrante. Robert escreveu este livro pois sentiu que existia uma grande lacuna no sistema educacional. A generalidade da população, tem poucas ou até nenhumas bases no que diz respeito às suas finanças pessoais.

Durante todo o livro está presente uma dualidade de mindsets. Por um lado a forma de pensar do pai pobre (pai biológico do autor), que é uma pessoa altamente formada a nível académico, com bastente conhecimento especializado num assunto, que trabalha para o Estado e que recebe um excelente ordenado. Contudo, muito devido à sua falta de educação financeira é incapaz de ter uma vida financeira estável, tendo sempre dificuldade em pagar as suas despesas.

Por outro lado a forma de pensar do pai rico (pai do vizinho do autor), que é uma pessoa com pouca formação académica, mas com bastante conhecimentos sobre dinheiro e finanças pessoais. O pai rico consegue gerar bons rendimentos e ter uma vida financeira bastante calma e tranquila.

Ao longo do livro existe uma constante comparação entre ambos os pais e podemos acompanhar o processo de ensino do pai rico, podendo assim reter conselhos bastante pertinentes sobre finanças pessoais.

Porque é que recomendo a leitura deste livro?
Os milionários jogam o jogo da vida e das finanças pessoais com regras diferentes do que a maioria das pessoas faz. Há que aprender estas regras se queremos sair do rat hole, expressão utilizada para referir o desperdício de dinheiro e recursos, a prisão causada pela necessidade de trabalhar para suportar as despesas.

Se não aprendermos a gerir o nosso dinheiro e se não formos financeiramente independentes nunca seremos livres. Estaremos presos até morrer às correntes do capitalismo, que incentivam o consumismo e forçam as pessoas a trabalharem para ter dinheiro.

Como Robert Kyosaki diz: "Os pobres e a classe média trabalham pelo dinheiro. Os ricos fazem o dinheiro trabalhar por eles."

Mindset

2 comentários:

  1. Parece-me ser um óptimo livro. Acho que vou oferecer ao meu namorado.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem! O teu namorado vai adorar o livro de certeza!
      Beijinho!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.