Declarações Polémicas de Gentil Martins e André Ventura- Reflexão!
Nos últimos dias duas figuras públicas têm estado na ribalta por declarações que muitas pessoas consideraram infelizes e despropositadas. Sim, estou a falar das declarações do professor Gentil Martins criticando a comunidade homossexual e das declarações de André Ventura candidato do PSD à câmara de Loures.
Estas declarações têm sido altamente criticadas e estas duas figuras públicas têm sido bastante julgadas pelas suas declarações. Não pretendo com este post defender qualquer posição ou qualquer ponto de vista defendido pelas duas figuras públicas acima referidas. Com este post pretendo fazer uma reflexão sobre a partir de que momento a liberdade de expressão se torna abusiva, se torna um atentado contra a integridade de uma comunidade ou de um indivíduo.
Penso que a liberdade de expressão é um dos direitos fundamentais do ser humano. Contudo, torna-se difícil respeitar a liberdade de expressão quando a opinião de uma pessoa vai contra a opinião da maioria. Isto aconteceu nos dois casos acima referidos e por isso ambos têm sido altamente criticados. Contudo, ao criticar e crucificar estes dois indivíduos, não estaremos a restringir um dos seus direitos fundamentais, o direito de opinião? Concordando ou não com a opinião de Gentil Martins e de André Ventura, devo dizer que estes enquanto seres humanos têm direito a ter a sua opinião mesmo indo contra à opinião da maioria.
Contudo, acho fundamental estabelecer alguns limites à liberdade de expressão, no sentido em que não deve ser permitido a um indivíduo utilizar a sua liberdade de expressão com o fim de danificar a auto-estima de alguém.
Não devemos discutir as nossas opiniões pessoais com os outros, pois geralmente no que toca a opiniões não existe tal coisa como certo ou errado. As nossa opiniões são formuladas através das nossas experiências passadas e da nossa hierarquia de valores, sendo que estas duas variáveis mudam de pessoa para pessoa. Não devemos esquecer que muitas vezes mesmo utilizando argumentos racionais para "destruir" a opinião de uma pessoa, muito dificilmente a faremos mudar de ideias e mudar a sua opinião pois quando lidamos com pessoas, não podemos esquecer que lidamos com seres irracionais. A única forma de ganhar uma discussão é evitando-a. Ao contradizer a opinião de uma pessoa apenas faremos com que esta entre num modo defensivo de proteção do seu orgulho, esta não admitirá que está errada, pois admitir o erro fará com que esta se sinta inferior.
Poor Conclusion:
Temos que aprender a aceitar e a coexistir com as opiniões alheias, mesmo que estas vão contra as nossas próprias opiniões. Não nos compete a nós julgar, criticar ou condenar alguém!
![]() |
| Mindset |

Sem comentários: