Como Gerir o Tempo Eficientemente- Parte 1!

julho 07, 2017
Nunca estivemos numa época tão propícia para alcançarmos os nossos objetivos como agora. Presentemente, o ser humano tem um vasto leque de opções e pode selecionar dentro de todas as opções, as que melhor satisfazem as suas necessidades e lhe permitem alcançar com mais eficácia os seus objetivos. Contudo, levantou-se um grande problema nos dias de hoje, a generalidade das pessoas queixam-se da falta de tempo, queixam-se que têm demasiado para fazer e muito pouco tempo para o fazer. À medida que tentamos completar antigas tarefas, novas tarefas aparecem e responsabilidades começam a acumular-se. Por causa disto, nunca vamos ser capazes de fazer todas as coisas que temos para fazer. Vamos estar sempre atrasados em algumas tarefas (senão na grande maioria). Por este motivo torna-se absolutamente crítico a capacidade de selecionar qual a tarefa mais importante a cada momento e dedicarmo-nos a cumprir essa tarefa rapidamente e bem. Assim, a gestão do tempo torna-se uma das ferramentas mais poderosas dos dias de hoje.

Na gestão do tempo é também fundamental termos os nossos objetivos e as tarefas que temos a realizar claramente definidas. Brian Tracy no livro Eat That Frog, defende que existe uma fórmula para o sucesso que consiste em 7 passos: decide exatamente o que queres; escreve-o; define deadlines para os teus objetivos; cria uma lista de tudo o que achas que terás de fazer para alcançar o teu objetivo; organiza esta lista num plano; age; e por fim, faz algo todos os dias que te coloque mais perto do teu grande objetivo.

Para aproveitarmos o nosso tempo eficientemente, é essencial planearmos com antecedência os nossos dias de trabalho. Agir sem planear é uma das principais causas de todos os falhanços. Um dos nossos objetivos enquanto trabalhadores deve ser o de obter o maior retorno possível ao nosso investimento mental, emocional e físico. 

A boa notícia é que cada minuto passado a planear pode poupar até 10 minutos na execução. Demora apenas entre 10 a 20 minutos para planear um dia de trabalho e este pequeno investimento é capaz de poupar até 2 horas em tempo desperdiçado ao longo do dia. É incrível como tão poucas pessoas estão conscientes dos benefícios que planear o seu dia de trabalho traz. O ato de planear é muito simples, apenas precisas de um caderno e de uma caneta para escrever. 

O principio é simples, para planear, basta fazeres uma lista de tudo o que tens para fazer no teu próximo dia de trabalho. Um hábito imensamente poderoso é o de elaborarmos estas listas antes de dormir. Ao elaborarmos estas listas antes de dormir, vamos fazer com que o nosso subconsciente fique a trabalhar nelas durante a noite enquanto dormimos, muitas vezes iremos acordar com excelentes ideias para resolver os nossos problemas. Devemos ter 4 tipos de listas: a nossa lista geral, nesta lista iremos escrever todas as tarefas que sabemos que vamos ter que eventualmente realizar no futuro; a nossa lista mensal, esta lista é feita no final de cada mês, planeando o mês seguinte, esta lista pode conter itens transferidos da nossa lista geral; a nossa lista semanal, onde planeamos toda a nossa semana, é uma lista em constante construção, à medida que a semana vai decorrendo; e finalmente a nossa lista diária, onde estão presentes as tarefas específicas que vamos realizar no próximo dia, nesta lista devem estar itens transferidos das nossas listas semanais e mensais. À medida que o dia avança, marca na tua lista diária os itens que completaste. Esta atividade produz uma sensação de vitória e de sucesso e mantem-nos motivados para cumprirmos com mais tarefas e assim sermos cada vez mais produtivos.

Poor Conclusion:
A gestão eficaz do tempo é uma das ferramentas mais poderosas dos dias de hoje. Para gerirmos eficazmente o nosso tempo devemos ter objetivos claros e fazer listas com as nossas tarefas e responsabilidades.

Mindset


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.