Como Gerir o Tempo Eficientemente- Parte 2!
Nunca estivemos numa época tão propÃcia para alcançarmos os nossos objetivos como agora. Presentemente, o ser humano tem um vasto leque de opções e pode selecionar dentro de todas as opções, as que melhor satisfazem as suas necessidades e lhe permitem alcançar com mais eficácia os seus objetivos. Contudo, levantou-se um grande problema nos dias de hoje, a generalidade das pessoas queixam-se da falta de tempo, queixam-se que têm demasiado para fazer e muito pouco tempo para o fazer. À medida que tentamos completar antigas tarefas, novas tarefas aparecem e responsabilidades começam a acumular-se. Por causa disto, nunca vamos ser capazes de fazer todas as coisas que temos para fazer. Vamos estar sempre atrasados em algumas tarefas (senão na grande maioria). Por este motivo torna-se absolutamente crÃtico a capacidade de selecionar qual a tarefa mais importante a cada momento e dedicarmo-nos a cumprir essa tarefa rapidamente e bem. Assim, a gestão do tempo torna-se uma das ferramentas mais poderosas dos dias de hoje.
A regra dos 80/20
A regra dos 80/20 é dos conceitos mais pertinentes na gestão de tempo. Esta regra, também conhecida como PrincÃpio de Pareto, foi criado por Vilfredo Pareto, cientista polÃtico, sociólogo e economista italiano. Pareto reparou que a sociedade parecia estar dividida em 2 grupos, os 20% que têm mais dinheiro e influência e os restantes 80%. Mais tarde descobriu que todas as atividades económicas estavam sujeitas a este princÃpio, 20% das tuas atividades vão gerar 80% dos teus resultados, 20% dos teus clientes vão ser responsáveis por 80% das tuas vendas etc. Assim sendo, na tua lista de atividades, 2 em cada 10, vão valer mais e trazer mais resultados do que as restantes juntas. São estas as atividades em que nos devemos focar primeiramente, devemos sempre tornar estas atividades uma prioridade. O leitor consegue adivinhar em que tarefas o ser humano tem mais tendência em procrastinar? Sim, correto, exatamente nos 20% de atividades que vão gerar 80% dos nossos resultados. Infelizmente, tendemos a ocupar grande parte do nosso tempo com as tarefas que acrescentam menos valor. Geralmente vemos pessoas que parecem estar a trabalhar arduamente o dia todo mas pouco conseguem alcançar. O fator justificativo desta situação, é que muitas vezes estas pessoas trabalham nas tarefas que pouco valor acrescentarão e procrastinam nas que trarão muito valor. E porque é que existe a tendência de fazer isto? Porque as tarefas mais importantes, geralmente, são as tarefas mais difÃceis e complexas. Contudo, as recompensas por termos cumprido estas tarefas serão muito maiores do que as recompensas que obteremos por termos cumprido as tarefas de menor importância.
Regra: Resiste à tentação de começar pelas tarefas mais fáceis. Lembra-te que tudo o que decides fazer repetidamente, em breve se tornará um hábito difÃcil de quebrar e de certeza que não queremos desenvolver este mau hábito de começar pelas tarefas mais fáceis. A parte mais difÃcil das tarefas mais exigentes é mesmo o primeiro passo, o ato de começar a trabalhar nessa tarefa. Uma vez que comeces a trabalhar nesta tarefa, verás que irás te automotivar e irás conseguir eventualmente completar essa tarefa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, muitas vezes o tempo necessário para completar uma tarefa de grande importância é exatamente o mesmo necessário para completar uma tarefa de menor importância.
![]() |
| Mindset |

Sem comentários: