Como Gerir o Tempo Eficientemente- Parte 3!

julho 10, 2017
Nunca estivemos numa época tão propícia para alcançarmos os nossos objetivos como agora. Presentemente, o ser humano tem um vasto leque de opções e pode selecionar dentro de todas as opções, as que melhor satisfazem as suas necessidades e lhe permitem alcançar com mais eficácia os seus objetivos. Contudo, levantou-se um grande problema nos dias de hoje, a generalidade das pessoas queixam-se da falta de tempo, queixam-se que têm demasiado para fazer e muito pouco tempo para o fazer. À medida que tentamos completar antigas tarefas, novas tarefas aparecem e responsabilidades começam a acumular-se. Por causa disto, nunca vamos ser capazes de fazer todas as coisas que temos para fazer. Vamos estar sempre atrasados em algumas tarefas (senão na grande maioria). Por este motivo torna-se absolutamente crítico a capacidade de selecionar qual a tarefa mais importante a cada momento e dedicarmo-nos a cumprir essa tarefa rapidamente e bem. Assim, a gestão do tempo torna-se uma das ferramentas mais poderosas dos dias de hoje.

Adota uma visão a longo prazo

Como podemos determinar a importância de uma tarefa? A importância de uma tarefa pode ser determinada pelas consequências que esta tarefa irá ter para as nossas vidas. Devemos sempre perguntar “Que tipo de consequências haverão para a minha vida se for incapaz de completar esta tarefa?”, este é o método para determinar se uma tarefa é efetivamente importante, é através deste método que descobrimos quais são as nossas tarefas urgentes e que exigem ser cumpridas o mais rapidamente possível.

No livro Eat That Frog, está referida uma pesquisa do Dr. Edward Banfield da Universidade de Harvard que conclui que uma visão de longo prazo, é o principal indicador que um individuo irá subir na escada da classe social e económica. Pessoas com uma atitude de longo prazo na vida e na carreira, parecem sempre tomar melhores decisões sobre como ocupar o seu tempo do que pessoas que pensam menos no futuro.

Pensamento a longo-prazo, melhora a tomada de decisão no curto prazo. Pessoas de sucesso imaginam como a sua vida será daqui a 5, 10, 15, 20 etc. anos. Elas analisam as suas ações no presente de forma a perceberem se estas são coerentes com os seus objetivos para o futuro ou precisam de ser mudadas. As tuas intenções futuras influenciam as tuas ações do presente. Quanto mais claros forem os teus objetivos futuros, mais facilmente avaliarás se uma atividade/tarefa é realmente importante. Quanto mais claros forem os teus objetivos, mais facilmente avalias se os teus hábitos no presente te estão a aproximar ou a afastar de onde queres estar no futuro. Pessoas de sucesso estão dispostas a sacrificar as gratificações de curto prazo e a fazerem sacrifícios no curto prazo de forma a obterem grandes recompensas no futuro. Pessoas com clareza de objetivos aproveitam o seu tempo de forma eficiente pois são capazes de definir quais as tarefas de grande importância para alcançarem os seus objetivos e quais as rotinas/hábitos que poderão contribuir positivamente para alcançarem as suas metas. Com tarefas altamente hierarquizadas, é normal que as pessoas de sucesso aproveitem muito melhor o seu tempo do que os restantes. Mantém-te focado e constantemente a avançar, completando as tarefas que maior impacto terão na tua vida e que mais contribuirão para alcançares os teus objetivos.

Poor Conclusion:
O tempo eventualmente passará, a verdadeira questão é saber como o usarás, onde vais acabar quando as semanas, os meses e os anos passarem. O sítio onde acabarás é uma consequência das ações que tomas no presente. Os nossos hábitos influenciam de uma grande forma o que será o nosso futuro. Por isso é importante mantermos hábitos saudáveis, que nos coloquem mais perto dos nossos objetivos e evitarmos hábitos pouco saudáveis que atrasem o nosso desenvolvimento.

Mindset

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.