Métricas de Produtividade- Marketing; Parte 4!
Philip Kotler, no livro Marketing 4.0 criou dois novos rácios para medir a produtividade do marketing de uma empresa, que são o PAR (Purchase Action Ratio) e o BAR (Brand Advocacy Ratio). Estes rácios foram criados com o objetivo de resolver problemas em analisar certas métricas bastante importantes.
Na quarta parte deste post sobre as métricas de produtividade, explicarei como aumentar a produtividade de uma marca.
Uma forma de obter maior lealdade por parte dos consumidores, é aumentar a notoriedade da marca. Contudo, esta abordagem é bastante dispendiosa. O maior benefício da crescente conectividade presente na era digital é a possibilidade de aumentar a notoriedade da marca através das conversas entre consumidores, o chamado "boca a boca". Contudo, apenas a conversa entre consumidores não é suficiente para uma marca, esta precisa de criar campanhas de publicidade de forma a influenciar a direção das conversas entre os consumidores.
Uma abordagem alternativa consiste em melhorar os pontos críticos ao longo do funil de vendas. Para evitar os 4 afunilamentos mais comuns é necessário definir as seguintes estratégias:
Aumentar a Atração- Se uma grande quantidade de consumidores que esteja familiarizado com a marca não a achar apelativa, então a marca tem um problema de atração.
Mas o que torna uma marca apelativa nos dias de hoje?
Uma abordagem alternativa consiste em melhorar os pontos críticos ao longo do funil de vendas. Para evitar os 4 afunilamentos mais comuns é necessário definir as seguintes estratégias:
Aumentar a Atração- Se uma grande quantidade de consumidores que esteja familiarizado com a marca não a achar apelativa, então a marca tem um problema de atração.
Mas o que torna uma marca apelativa nos dias de hoje?
- Marcas humanas- marcas cujo caráter é semelhante ao caráter de uma pessoa e que é capaz de interagir com os consumidores de uma forma amigável;
- Marcas cujos core values sejam ambientalmente e socialmente amigáveis. Valores nos quais os consumidores se revêem;
- Marcas "ground breaking" e que representem um estilo de vida;
- Marcas que são capazes de personalizar a sua oferta de produtos e serviços de forma a que estes vão de encontro às necessidades exatas dos consumidores. Marcas diferenciadoras.
No próximo post explicarei as restantes 3 estratégias para resolver os 3 restantes afunilamentos. Até amanhã!
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