Métricas de Produtividade- Marketing; Parte 1!

abril 27, 2017
Philip Kotler, no livro Marketing 4.0 criou dois novos rácios para medir a produtividade do marketing de uma empresa, que são o PAR (Purchase Action Ratio) e o BAR (Brand Advocacy Ratio). Estes rácios foram criados com o objetivo de resolver problemas em analisar certas métricas bastante importantes.

Na primeira parte deste post sobre as métricas de produtividade focar-me-ei nos motivos da criação destas métricas.

É de aceitação geral por parte dos marketers, a importância da brand awareness (notoriedade da marca). Contudo, vemos muitos marketers gastar fortunas em colocar as suas marcas no topo da mente dos consumidores, só para depois falharem a conduzir os consumidores para a fase act (compra) e advocacy (lealdade). Alguns marketers pensam que é suficiente, que a sua marca esteja no topo da mente do consumidor. Isto pode ser verdade em algumas industrias com pouca interação com o consumidor e um ciclo de venda curto. No entanto, em industrias com muita intereção com o consumidor e com um ciclo de venda longo a notoriedade da marca é apenas o ínicio.

Mensurar a satisfação e a lealdade dos clientes também é fundamental. Uma grande quantidade de clientes satisfeitos reflete-se num alto índice de lealdade. Lealdade foi redefinida como sendo a vontade que os consumidores têm de recomendar uma marca em particular. O objetivo final é ter um índice de brand advocacy superior ao das marcas concorrentes.

Contudo, as métricas awareness e advocacy têm fraquezas inerentes, estas focam-se mais nos outcomes e não tanto na forma como conseguimos alcançar os objetivos definidos para estas métricas. Estas métricas falham em fornecer informações como a eficiência com que a empresa está a converter pessoas da fase awareness para as fases act e advocacy.

Tendo em vista a resolução destes problemas foram criados os rácios PAR e BAR.

Não percam a próxima parte deste post onde irei explicar no que consistem estes dois rácios!

Marketing






Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.