Aceita o Fracasso, Aprende!

abril 26, 2017
Na cultura portuguesa, os fracassos são percecionados como uma coisa horrível. A generalidade dos portugueses têm medo de fracassar e de ficar mal vistos. 

Contudo este mindset é completamente errado. Este mindset, que o fracasso é uma coisa horrível vem do facto de o ser humano, na sua generalidade, endeusar as pessoas bem sucedidas, as pessoas que admira. Quando nos deparamos com uma pessoa muito bem sucedida na nossa vida julgamos que ela é um ser perfeito, com poucas ou nenhumas falhas e que durante toda a sua vida só conheceu o sabor da vitória. Este é um mecanismo de defesa do nosso cérebro, que pretende arranjar desculpas para não sermos tão bem sucedidos como essa pessoa e por isso coloca-a num nível superior ao nosso.

O nosso cérebro conta-nos uma mentira. As pessoas bem sucedidas são também seres humanos, com as suas qualidades e os seus defeitos. São pessoas que muitas vezes apesar dos seus fracassos, souberam persistir e reinventar-se e acabaram por ser recompensadas com o doce sabor do sucesso. Sabias que antes de J.K. Rowling alcançar grande sucesso com Harry Potter ela estava falida, era uma mãe solteira divorciada lutando para sobreviver com um programa de ajuda do governo?

Fracassar é aprender com os nossos erros. Fracassar faz parte do caminho para o sucesso. Raros são os casos em que se consegue atingir o sucesso sem fracassar pelo menos uma vez. "O fracasso quebra as almas pequenas e engrandece as grandes, assim como o vento apaga a vela e atiça o fogo da floresta."- Benjamim Franklin. A habilidade de retirar lições dos fracassos é o que separa as pessoas de grande sucesso dos chamados "fracassados". "Fracassado" não é aquele que tem muitos fracassos é sim aquele que desiste à mínima adversidade.


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.