Como Perder Peso? 2 Aspetos Fundamentais na Perda de Peso!

junho 19, 2017
Hoje farei um post um bocado diferente. Um dos meus objetivos pessoais é conseguir manter a minha massa gorda entre os 10% e os 15%. O que neste momento, fazendo uma estimativa por alto se traduzirá num peso entre os 62 e os 65 kgs. Quando defini este objetivo e decidi agir, definindo um plano para alcançar este objetivo, tinha cerca de 72,5 kgs (comecei há cerca de 2 semanas). Atualmente estou com cerca de 68,8 kgs apresentando uma perca de massa corporal de cerca de 3,7 kgs. Esta perda de peso excedeu grandemente as minhas expetativas e os objetivos semanais de perda de peso que tinha definido anteriormente.

Portugal tem grandes problemas em termos de controlo da obesidade e do excesso de peso. Neste momento, segundo dados de 2014, Portugal é o quinto país da Europa com mais crianças obesas. Em termos de população obesa com mais de 15 anos, Portugal ocupa o 15º lugar entre os países europeus, com cerca de 15,4% da população adulta obesa. Estes dados são preocupantes!

Ter a massa gorda dentro dos limites recomendados (abaixo dos 20% dos 18-25 anos) é fundamental para o sucesso e há vários motivos para tal:
#Saúde- ser saudável é um dos alicerces para o sucesso. Sem saúde não temos energia para perseguir os nossos objetivos. Sem saúde não temos condições para ser feliz;
#Aspeto físico- está cientificamente comprovado que os seres humanos têm tendência para seguir pessoas com determinadas caraterísticas físicas e uma dessas caraterísticas é ter uma massa corporal dentro dos limites saudáveis.
#Auto-confiança- precisamos de sentirmo-nos bem com o nosso corpo. Se não amarmos quem nós somos seremos incapazes de melhorar enquanto pessoa.

Passando agora à parte mais prática, vou definir uma espécie de plano para quem pretende perder peso. Eu não tenho qualquer tipo de formação em fitness ou nutrição, os conselhos que darei são práticas que resultaram comigo. Não dou 100% garantias de resultados já que cada pessoa tem o seu corpo, tem o seu metabolismo, mas mal não vos fará experimentar o seguinte plano que está assente em dois grandes pilares:

Exercício físico diário. Trinta minutos de exercício físico diário são indispensáveis para perder peso. Pessoalmente, gosto de fazer exercícios de cardio e musculação (3 dias de cardio, 3 dias de musculação e 1 dia de descanso). Um aspeto que tem produzido excelentes resultados, tem sido fazer exercício físico em jejum. Não sei se esta é a prática mais saudável, mas o que é certo é que tem funcionado comigo. Pessoalmente gosto de praticar exercício físico imediatamente após acordar.

Alimentação saudável. Doces e refrigerantes com alto nível calórico estão absolutamente fora da minha dieta. Existem alternativas muito mais saudáveis para garantir que o nosso corpo recebe os níveis de açúcar essenciais, nomeadamente a frutose (açúcar que vem da fruta). Pão ao almoço e jantar está absolutamente fora de questão. Ao comer pão, optar por pães feitos a partir de cereais integrais (o pão mais escuro). Evitar fritos e gorduras saturadas (fast-food é das piores comidas para a perda de peso). Ao jantar fazer uma refeição leve e de preferência livre de hidratos de carbono (pão, batata, arroz, massa etc.), não necessitamos destes nutrientes uma vez que passadas algumas horas de jantar iremos dormir, não necessitando de consumir estes nutrientes para obter energia.

Poor Conclusion:
Perder peso é simples, mas nada fácil. Garanto que obterão resultados se fizerem exercício físico diariamente e praticarem uma alimentação saudável. Uma dica que tenho para quem tem especial dificuldades em manter uma alimentação saudável é andarem sempre com um cartão que vos lembre do vosso objetivo de perda de peso. Quando estiverem prestes a cair na tentação de cometer algum erro alimentar, devem ler o cartão e imaginar como se sentirão quando alcançarem o objetivo que propuseram para vós próprios. Aposto que vão perder a vontade de comer aquele doce "irresistível", porque no final de contas, comida não é felicidade. Garanto que os sacrifícios que estão a fazer no curto prazo valerão a pena no médio/longo prazo! 

Lifestyle

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.