Modelos Costumer Path nas Diferentes Indústrias; Parte1!

maio 12, 2017
Para compreender e interpretar resultados de marketing, é necessário usar o conceito de costumer path- caminho que o consumidor leva desde a fase "awareness" até à fase "advocate". Na vida real, os costumer path são bastante complexos e heterogéneos e envolvem uma constante interação entre o mundo offline e o mundo digital.

O mercado onde uma marca está inserida influencia também a complexidade do costumer path. Marcas inseridas em mercados com baixo risco na compra (mercados com preços de venda baixos e frequência de compra bastante elevada), tipicamente têm um costumer path mais simples e direto. Contrariamente, indústrias com elevado risco na compra (mercados com uma elevada interação entre consumidor e marca, muito devido aos elevados preços de venda), possuem um costumer path mais complexo.

Contudo, marcas que atuam no mesmo mercado e em regiões geográficas iguais, podem ter costumer path's com graus de complexidade bastante diferentes. Marcas de maior dimensão, têm tipicamente mais pontos de contacto com o consumidor ao longo do costumer path. Marcas de menor dimensão, têm usualmente um nível de conexão com o consumidor mais profundo, mas têm um nº muito menor de pontos de contacto com o consumidor.

Por isso, Philip Kotler criou o conceito dos 5A's, conceito capaz de modelar todos os costumer path's das diferentes indústrias. Philip Kotler, no livro Marketing 4.0, descobriu 4 grandes padrões de costumer path: "door knob" (maçaneta), "goldfish" (peixe dourado), "trumpet" (trombeta) e "funnel" (funil).


Na próxima parte deste post irei falar um pouco mais sobre cada um dos padrões de costumer path!

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