A Evolução do Posicionamento e Diferenciação na Era Digital!

abril 14, 2017
Philip Kotler, no seu livro Marketing 4.0, afirma que os conceitos de posicionamento e diferenciação evoluíram nos últimos anos com o desenvolvimento das redes sociais.

Tradicionalmente marca é um conjunto de imagens (um nome, um logo e um slogan), que distingue os produtos/serviços de uma empresas dos seus concorrentes. O conceito de marca está bastante ligado ao conceito de posicionamento. Posicionamento é a batalha pela mente do consumidor. Para uma marca estabelecer uma forte presença é necessário que esta tenha um posicionamento consistente e que tenha um conjunto de fatores diferenciadores das outras marcas, para suportarem o seu posicionamento.

O posicionamento é nada mais do que uma "promessa" que os marketers fazem aos seus consumidores. Para ganhar a confiança dos consumidores, os marketers têm que cumprir esta promessa com uma diferenciação sólida e concreta, através do marketing-mix.

Com a Era Digital os consumidores conseguem facilmente avaliar se a marca está a cumprir com a sua "promessa" de posicionamento. Com esta transparência, as marcas já não podem fazer "promessas" de posicionamento vazias, pois correm o risco de o posicionamento que pretendem que os consumidores tenham da marca não seja o percebido pelos consumidores.

Atualmente comunicar consistentemente o posicionamento e a identidade da marca (fatores críticos de sucesso no Marketing tradicional) não é mais suficiente. Com as tecnologias disruptivas, produtos com ciclos de vida muito curtos e tendências em rápida mudança é necessário que as marcas ganhem um certo dinamismo e que ajustem o seu comportamento a variadas situações. 

O que nunca pode mudar numa marca é o seu código de valores, o seu caráter! O resto das imagens podem mudar. Como por exemplo a Google que muda o seu logo durante datas especiais (os conhecidos Doodles), mas mantem-se sempre fiel aos seus valores.

Marca


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.