Os 3 Novos Grandes Influenciadores do Processo de Compra

abril 07, 2017
No seu mais recente livro, Marketing 4.0, Philip Kotler diz que atualmente existem 3 grandes influenciadores do processo de compra: as mulheres, os jovens e os "netizens" (os cidadãos da internet).

Segundo um estudo da PEW Research Center cerca de 41% dos agregados familiares nos EUA têm a mulher como figura dominante, responsável por grande parte das escolhas do dia-a-dia, e prevê-se que estes números ainda venham a crescer. Nós marketeers, devemos ter em atenção o papel da mulher no processo de compra, tendo também em conta o perfil da consumidora feminina que toma decisões mais racionais de compra, baseadas em horas de pesquisa de preços e de comparação de produtos.

Os jovens de hoje serão os consumidores do futuro! Os jovens são os primeiros a adotar novas tecnologias e inovações e a difundi-las pelos seus "peers". É fundamental que a comunicação das marcas tenha também como alvo os jovens. Os jovens são os principais responsáveis por um produto se tornar "mainstream".

Michael Hauben define os "netizens" como as pessoas que se preocupam em desenvolver a internet para o benefício da população em geral. Existe uma hierarquia de netizens em que estes estão divididos por ordem de importância. As 3 categorias mais importantes são: os "collectors"- subscrevem blogues, sites de notícias etc; os críticos- comentam e avaliam conteúdo; e por fim os criadores- pessoas que criam e publicam conteúdo. Se uma marca quer chegar aos corações das massas é fundamental que primeiro cative estes três grupos de pessoas. Os netizens poderão ser os melhores advogados e defensores de uma marca. Contudo poderão ser também os seus piores inimigos se a imagem da marca perante este grupo de indivíduos não for positiva.

Os consumidores, em geral estão cada vez mais imunes às tentativas de persuasão e de comunicação das marcas. Nós marketeers temos que nos adaptar a este novo contexto e se quisermos ser bem sucedidos teremos que aprender a comunicar com estes 3 importantes grupos!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.