Redefinindo Marketing na Economia Digital, dos 4Ps para os 4C's!
Philip Kotler, no seu livro Marketing 4.0, diz que com a cada vez maior inclusão do digital nas nossas vidas, Marketing passou a ser uma combinação entre o online e o offline. E assim sendo, vários conceitos de Marketing evoluíram, como por exemplo os 4Ps.
Os 4Ps (Marketing-Mix) são uma ferramenta que ajuda as empresas a planearem que produtos oferecer e como oferecer esses produtos aos consumidores. Os 4Ps são: Product (produto), Price (preço), Place (distribuição) e Promotion (comunicação).
Neste post não irei explicar a fundo o conceito dos 4Ps, irei me focar apenas na sua evolução... os 4Cs. Os 4Cs são: Co-creation, Currency, Communal Activation e Conversation.
Co-creation é a nova estratégia de produto das empresas. Consiste na participação dos consumidores na fase inicial de idealizar o produto. Esta estratégia, aumenta as taxas de aceitação do novo produto no mercado. A co-criação permite também que os consumidores personalizem os produtos e serviços, aumentando o valor acrescentado dos mesmos.
Currency- preços dinâmicos, é a nova estratégia de preço das empresas. A estratégia de preços dinâmicos em certas indústrias como a da aviação (em que os preços dos bilhetes variam com a ocupação do avião), não é nenhuma novidade. Mas com os avanços da tecnologia esta estratégia espalhou-se para outras indústrias, como o retalho online. Estes conseguem reter quantidades enormes de informação sobre os seus consumidores. Assim, podem atribuir preços diferentes para cada consumidor, baseado em critérios como: padrões de compra, proximidade ás lojas locais, histórico de compras etc. Os preços dinâmicos permitem que as empresas possam otimizar o seu lucro.
Os restantes 2Cs irão ser abordados em outro post, que irá ser publicado brevemente...
![]() |
Sem comentários: