Como Gerir o Tempo Eficientemente- Parte 5!

julho 13, 2017
Nunca estivemos numa época tão propícia para alcançarmos os nossos objetivos como agora. Presentemente, o ser humano tem um vasto leque de opções e pode selecionar dentro de todas as opções, as que melhor satisfazem as suas necessidades e lhe permitem alcançar com mais eficácia os seus objetivos. Contudo, levantou-se um grande problema nos dias de hoje, a generalidade das pessoas queixam-se da falta de tempo, queixam-se que têm demasiado para fazer e muito pouco tempo para o fazer. À medida que tentamos completar antigas tarefas, novas tarefas aparecem e responsabilidades começam a acumular-se. Por causa disto, nunca vamos ser capazes de fazer todas as coisas que temos para fazer. Vamos estar sempre atrasados em algumas tarefas (senão na grande maioria). Por este motivo torna-se absolutamente crítico a capacidade de selecionar qual a tarefa mais importante a cada momento e dedicarmo-nos a cumprir essa tarefa rapidamente e bem. Assim, a gestão do tempo torna-se uma das ferramentas mais poderosas dos dias de hoje.

Foca-te nas áreas essenciais para produzires bons resultados

Que resultados são esperados de mim? Porque é que fui contratado? Estas são das perguntas mais importantes que devemos fazer ao longo das nossas carreiras. A grande maioria das pessoas não sabe porque foi contratada nem quais são os resultados esperados que ela atinja. Em termos simples, cada um de nós é contratado para atingir resultados específicos. Um salário, é um pagamento para uma determinada quantidade e qualidade de trabalho, tendo em vista a obter um produto/serviço pelo qual os clientes estão dispostos a pagar. Cada trabalho pode ser dividido em cerca de 5 a 7 áreas cujos resultados são fundamentais para obter um bom desempenho. Estas áreas podem ser equiparadas às funções vitais do nosso corpo como a respiração, a circulação sanguínea etc. A ausência de uma destas funções vitais provoca o falecimento do organismo. Da mesma forma, se falhares numa área vital do teu trabalho, o teu emprego pode “falecer” muito rapidamente. O primeiro passo para atingir grandes resultados é identificar estas áreas vitais. Discute com os teus superiores hierárquicos quais são as áreas vitais e os resultados que são esperados que atinjas. Cria uma lista com estas áreas e com os resultados que são esperados que obtenhas. Depois de criada esta lista deves avaliar-te de 1 a 10 em cada uma das áreas vitais. Quais são as áreas em que és mais forte e mais fraco? Onde estás a obter excelentes resultados e onde estás a obter resultados mais fracos?

As tuas áreas vitais mais fracas definem o quão alto podem chegar o resto das tuas habilidades e capacidades. Podes ser excecional em 6 áreas vitais, mas ter uma performance bastante pobre na sétima área vital, esta fraca performance atrasar-te-á e será uma fonte de frustração. Uma das maiores razões de procrastinação no trabalho, é o facto das pessoas evitarem trabalhos e atividades em áreas onde têm uma performance pobre, em vez de definirem um objetivo e fazerem um plano para melhorar nessa área particular, o que só torna a situação pior. O melhor que nos tornamos numa área, o mais motivado ficamos, menos procrastinaremos e mais determinados estaremos para completar a tarefa. Uma das melhores perguntas que devemos fazer a nós próprios é “Se eu pudesse desenvolver uma habilidade e obter excelentes resultados, qual das habilidades teria maior impacto na minha carreira?” Devemos usar esta pergunta para guiarmos a nossa carreira ao longo das nossas vidas. Todas as habilidades, todas as competências técnicas podem ser aprendidas. Acho completamente ridículo quando alguém diz que não nasceu para fazer algo. Eu pessoalmente nunca vi nenhuma mulher dar à luz um médico, um informático, um advogado etc. Apenas vejo mulheres darem à luz homens ou mulheres, todas as competências podem ser aprendidas, os traços de personalidade podem ser desenvolvidos, desde que estejamos dispostos a pagar o preço por estas mudanças

Mindset


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.